Dia Nacional da Língua Gestual

15 Nov

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Língua Gestual.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apurados através dos Censos de 2001, existem em Portugal mais de 84 mil pessoas com deficiências auditivas, nomeadamente crianças, que a maior parte das vezes se deparam com inúmeros obstáculos de aprendizagem, sobretudo porque a grande maioria dos professores não tem formação em língua gestual. Foi também a pensar neles que Ana Bela Baltazar, intérprete de língua gestual desde 1994, decidiu elaborar o primeiro Dicionário de Língua Gestual Portuguesa, editado recentemente pela Porto Editora.

 

“O projeto foi pensado e direcionado para a comunidade ouvinte, que quer aprender os movimentos da língua gestual, mas também para a comunidade surda que tem muitas dificuldades no que à interpretação da língua portuguesa diz respeito. Por vezes, a explicação que está escrita nos dicionários não é totalmente clara para um surdo.  Neste dicionário isso não sucede, porque a explicação é acompanhada de uma imagem em língua gestual”, esclarece a autora, que, depois de ter trabalhado alguns anos no ensino, se apercebeu que “a maior parte dos professores não tem formação em língua gestual, pelo que ao ensinar uma criança surda encontra grandes dificuldades, sendo que também eles beneficiam com a publicação deste dicionário”. 

Mas desengane-se quem pensa que aprender esta língua é fácil. A cantora e intérprete de língua gestual Paula Teixeira relembra que quando começou a aprender língua gestual pensou várias vezes em desistir ” porque não é fácil, existem muitos gestos e a língua está sempre em constante evolução. Se não tivermos com quem praticar torna-se complicado”.

Uma ideia partilhada por Ana Bela Baltazar, que acrescenta “tal como qualquer outra língua, esta não é uma língua fácil de se aprender e requer talvez um pouco mais de prática para se dominar correta e fluentemente. Por vezes, é complicado conseguir ficar a falar a língua gestual apenas com um curso rápido, são necessários alguns anos de aprendizagem, sendo que também é importante reunir algumas características específicas de expressividade, não só ao nível das mãos, mas também do próprio corpo”.

Por norma os cursos de língua gestual são ministrados nas várias valências da Associação Portuguesa de Surdos existentes no país, sendo que existem cursos específicos de iniciação que permitem às pessoas interessadas perceberem se têm ou não apetência para aprender esta língua. M. J. F.

Jornal Dica da Semana, semana de 18 de Novembro de 2010 (distribuição gratuita)

 

Anúncios

3 Respostas to “Dia Nacional da Língua Gestual”

  1. Eduarda Paiva Janeiro 26, 2011 às 9:49 pm #

    Olá, boa noite!

    Comecei este ano a aprender Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Porto.
    Numa aula de informática tive que criar um blog sobre Língua Gestual Portuguesa e tivemos que colocar vídeos nossos. Por isso, quem quiser aprender as coisas mais “básicas” da Língua Gestual Portuguesa, pode acompanhar o meu blog.
    Tentarei tirar dúvidas e dizer alguma palavra que queiram aprender. Caso não saiba pergunto ao meu docente. 😉

    Beijinhos
    * . *

    Eduarda Paiva

    http://olharemsilencio.blogs.sapo.pt
    “Olhos que Ouvem & Mãos que Falam”

    • Regina Janeiro 26, 2011 às 11:42 pm #

      Boa noite, Eduarda. Já espreitei o seu blogue. Continuação de bom trabalho! Voltarei para ver as novidades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: