Apresentação


Somos três elementos femininos, Leonor, Regina e Susana, que se interessaram pela mesma formação – a Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. Pertencemos ao mesmo agrupamento de escolas, partilhamos a mesma cidade e maravilhamo-nos com o arco-íris. Por isso, neste momento, estamos a criar o “Sete Pinceladas”, no Módulo de Tecnologias de Informação e Comunicação.

O objectivo deste blogue é construir um espaço de partilha –  para os alunos do ensino básico em geral, para alunos com dificuldades de aprendizagem e para professores – onde seja possível encontrar sugestões de actividades de carácter lúdico que, de alguma maneira, estimulem a imaginação e a criatividade. Poderão também encontrar vídeos, notícias e curiosidades no âmbito da educação/educação especial.

Deixamos, de seguida, algumas informações sobre as autoras:

Maria Leonor Pereira – Tem como formação de base o Curso do Magistério Primário (Caldas da Rainha – 1984). Fez a Licenciatura em Ensino do Curso de Professores do Ensino Básico – variante de Educação Visual e Tecnológica (ESE de Leiria – 1999). Frequenta a Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Universidade Fernando Pessoa (Caldas da Rainha – 2010). Desenvolveu a sua actividade profissional como docente do 1.º Ciclo com crianças, embora tenha feito um interregno em que trabalhou com adultos. Actualmente é docente do grupo 110 (1.º Ciclo), do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, em Caldas da Rainha, e exerce funções na EB1 do Parque.

Maria Susana Henriques – Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa. Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho em 1981/1982. Professora  profissionalizada do Quadro de Escola, grupo 520, a exercer funções docentes no Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, em Caldas da Rainha, desde Setembro de 2004.  A leccionar, no presente ano lectivo, a disciplina de Ciências Naturais no 3º Ciclo (9ºano) e PIF (Projecto de Integração e Formação) a alunos com NEE. Frequência, desde Maio de 2010, da Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Universidade Fernando Pessoa).

Regina Dias – Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Pedagógico realizado na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos em 1995/1996. Professora profissionalizada do Quadro de Zona Pedagógica do Oeste, grupo 300, a exercer funções docentes no Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, em Caldas da Rainha, desde Setembro de 2009. A leccionar a disciplina de Língua Portuguesa, no presente ano lectivo, no 3º Ciclo (7º, 8º, 9º, 2º ano CEF e Português Língua Não Materna).  Frequência, desde Maio de 2010, da Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Universidade Fernando Pessoa).

 

Fontes:

  • Os vídeos utilizados neste blogue foram retirados do Youtube;
  • As imagens utilizadas nas publicações e em alguns materiais das páginas foram retiradas da Internet;
  • Alguns materiais das páginas foram cedidos por colegas, outros foram produzidos pelas autoras do blogue, outros ainda retirados da Internet;
  • Os textos que surgem nas publicações e páginas, salvo excepções devidamente identificadas, foram produzidos pelas autoras deste blogue.
Anúncios

5 Respostas to “Apresentação”

  1. espelhotransparente Outubro 31, 2010 às 12:35 pm #

    Gostei bastante deste blog, estão de parabéns. Está muito bem estruturado/organizado, com informações, sugestões de actividades, livros e filmes muito interessantes. Sendo a maioria destes fáceis de usar e adaptar às diversas faixas etárias.
    De facto só através desta partilha é que todos nós conseguimos crescer, aprender, ter novas ideias, partindo do que cada um de nós sabe, das nossas experiências.
    Obrigada pela vossa partilha e tempo dedicado a este blog.

    céline Dias

    • Regina Dias Novembro 1, 2010 às 7:05 pm #

      Obrigada, espero que encontres alguma coisa que te interesse, embora o blogue não seja direccionado para meninos tão pequenos.

  2. milena telhada Novembro 1, 2010 às 11:40 pm #

    Olá colegas!
    Estão de parabéns. Gostei muito do vosso blog.
    Está muito bem estruturado, tem informação diversificada e é fácil aceder à mesma.
    Gostei! Vou voltar para ver as novidades!

  3. Carlos Jorge P.Rodrigues Novembro 10, 2010 às 9:02 am #

    Fazer com que as nossas crianças gostem da escola…nos dias que correm É OBRA
    É urgente refrescar a escola e faço votos para que tenham êxito nesta vossa Tarefa.
    Para a Susana ,minha amiga de longa data,um especial cumprimento.
    cj

  4. Rosário Silva Novembro 16, 2010 às 9:52 pm #

    Olá Colegas que não conheço, e amiga Susana,
    Gostei do projecto e espero vê-lo realizado, uma vez que numa ESCOLA INCLUSIVA se encontram alunos com as mais variadas dificuldades de aprendizagem e que em todos eles é preciso despertar o interesse pelos conteúdos escolares e, sobretudo, é preciso ajudá-los a “crescer”.
    Força para vocês!
    Rosário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: